PRIMITIVAS


 PRIMITIVAS

 
   "Meus trabalhos são lembranças da passagem do tempo, a conexão com o corpo enquanto morada interior, espaço sagrado que exige amor, respeito e alimento", escreve Regina
Nas suas obras o físico feminino assume frequentemente o componente carnal, tangível, tátil do corpo humano. Alguns trabalhos de fato nascem modelados em látex sobre o próprio busto ou sobre àqueles de amigos. Esses moldes e registros são posteriormente reelaborados com tatuagens, desenhos e costuras. Perde-se assim qualquer sinal de identidade: são ventres, seios, barrigas, orgãos genitais reconduzidos a formas primarias que parecem partes de animais ou cascas de árvores, que lembram peles ou simulacros de práticas mágicas como ritos de união ou de iniciação. As vezes esses moldes aparecem reproduzidos em tecidos leves, como seda e organza, por meio da gravura digital.
Em Primitivas (2015) as telas se assemelham a travesseiros e almofadas,  macios, compõem um grande painel de parede que acolhe os olhares. Uma maciez que convida a visão ao contato, que cria intimidade, que da vontade de se movimentar em um gesto de encontro. "O homem não é limitado pela superfície de seu presumido corpo", escreve Martin Heidegger em Corpo e Espaço. Ao contrário, a superfície do corpo, a pele de cada um é aquilo que cria o espaço circundante e que se coloca em contato com o mundo: não é confim, mas ponte em direção a outro. Primitivas encarna justamente esse sentido de união, através de uma figuração geradora e generosa, graças a uma estrututra compreendente e acolhedora. Mas sobretudo porque dessa emerge uma profunda alegria de viver, que derruba limites e barreiras para recompor a atávica liberdade de um corpo universal.
- extraído do texto de Gaia Bindi
 
"My work is a set of memories of the passing of time, a connection with the body as an interior temple, a sacred space that demands love, respect and nurture", writes Regina.
 In her pieces, the female form frequently takes on a carnal, tangible, tactile component of the human body. Some pieces come to life carved in latex, molding the artist’s own body or a friend’s body. Later on, such molds and records are recreated with tattoos, drawings, and stitching. That way, any sign of identity is lost: they are loins, breasts, stomachs, genitals re-shaped into primary forms that resemble animal parts or tree barks as a reminder of the flesh or semblance used in witchcraft, such as rites of passage or initiation rituals. Sometimes, such molds appear printed on light fabric, such as organza or silk, using digital prints.
 In the Primitivas series (2015), the paintings are similar to soft pillows, comprising a large wall panel that attracts many looks. A softness that invites the eyes to the touch, encouraging intimacy, creating an urge to move towards meeting. "Man is not limited by the surface of hiscorporeal body", Martin Heidegger wrote in Being and Time. On the other hand, the body surface, i.e. the skin, is what creates the space around it and puts the body in contact with the world: it is not the edge of the body. In fact, it is a bridge towards another human being.
Primitivas incorporates such sense of union, through a generating and generous figurative form, thanks to a broad and welcoming structure. However, above all, a deep sense of joy of life crossing all lines, in order to rebuild the atavistic freedom for a universal being, arises from it. 

-- extract from Gaia Bindi essay